terça-feira, 6 de junho de 2017

29 hábitos que você deve abandonar antes dos 30

Quando os 30 se aproximam, uma série de questionamentos e inseguranças passam a fazer parte do dia a dia. Veja o que é preciso fazer para viver com plenitude.
Muitas pessoas veem os 30 anos como o limiar entre a juventude e a vida adulta de fato. A partir daí, surgem questionamentos sobre quem você é, como deve se comportar daí em diante e o que fez da vida até então.
Está ok se você não atingiu muitos objetivos, afinal, um indivíduo é formado por erros; e como diz a obra de John C. Maxwell, “às vezes você ganha e às vezes você aprende”.

29 hábitos para dizer adeus antes dos 30 anos

Em um apanhado de maus hábitos levantados pelo portal Greatist, listamos 29 tópicos que você deve abandonar antes de completar seus 30 anos. É hora de parar de pensar em sua vida como um grande e confuso experimento, e mais como um jogo de estratégia a ser jogado. Portanto, veja por onde começar:

1. Adiar planos com seus amigos

Amigos em volta da mesa
Se você concordou lanchar ou jantar com um amigo, não cancele de última hora – a não ser que tenha um bom motivo para tal.
Está cansado? Estressado? Então estes são mais motivos para manter seus planos. Pesquisas apontam que sair com os amigos pode melhorar o seu humor e reduzir os níveis de stress.

2. Gastar muito dinheiro em roupas baratas

“Mas é tão baratinha!” – este é o pensamento de muitas pessoas que entram nas lojas de departamento e gastam em roupas que vão usar uma vez na vida.
Mude esse hábito; gaste mais, em peças de melhor qualidade e que te servirão para várias ocasiões.

3. Obsessão por encontros online

Não se prenda a conversas eternas por aplicativos. Se ele/ela não te respondeu mais, depois de tantas semanas de conversa, desista! Provavelmente não quer mais falar com você.
Saia desse círculo monótono virtual; levante os olhos do seu smartphone e vá puxar papo com alguém cara a cara.

4. Ter medo de pedir aumento

Você trabalhou duro e quer ser justamente remunerado por isso. Então não há nada a temer. Mostre o seu valor e peça por um aumento condizente àquilo que demonstrou merecer durante tanto tempo.

5. Economizar nos cuidados com a pele

Usar filtro solar, tirar toda a maquiagem do rosto antes de dormir e tantos outros cuidados parecem nunca ter feito tanto sentido até chegar nos 30 anos. Cuide da pele enquanto há tempo e não são necessárias intervenções como laser ou peelings.

6. “Se esquecer” de ligar para os parentes mais velhos

Eu sei, você tem uma agenda cheia. Mas seus pais, avós, tios e outros parentes mais velhos merecem ouvir a sua voz de vez em quando. Pare de encontrar desculpas para deixar a ligação para amanhã.

7. Se desculpar demais

Pare de se desculpar por ter respondido uma mensagem duas horas depois ou por ter preferido ficar em casa a sair na sexta à noite. Desculpar-se quando realmente é necessário torna a força da palavra mais significante.

8. Sentir-se culpado pelo seu sucesso

Esqueça os haters e não se deixe ser posto para baixo. Pare de se sentir um impostor e assuma o sucesso que conquistou à base de muito esforço.

9. Ficar com um parceiro que te faz sentir menos que incrível

Nós sabemos que relacionamentos amorosos não são sempre um mar de rosas, e inevitavelmente teremos de enfrentar algum empecilho. Mas apesar disso, seu parceiro deve ser capaz de te fazer sentir seguro, bonito e amado – e se essa relação saudável não sobreviver nestes moldes a longo prazo, é hora de repensar sobre quem está ao seu lado.

10. Aceitar o primeiro “não” que lhe disserem

Existem coisas na vida em que simplesmente temos de aceitar os fatos e seguir em frente. Mas quando estamos falando sobre assuntos que realmente lhe importam, não aceite o primeiro “não” que alguém lhe disser. Pergunte novamente, argumente e sem se queixar.

11. Não economizar

Especialistas afirmam que guardar dinheiro é uma das coisas mais inteligentes que você pode fazer com 20 e poucos anos. Portanto, se ainda não começou, não espere passar dos 30 para poupar.

12. Limpar seu banheiro só depois de estar mofado

Limpar banheiro
Nojento, não? Mas é o que muitas pessoas que ainda não se adaptaram à rotina sem os pais para realizarem os afazeres domésticos.
Vamos lá, manter as coisas limpas não demanda tanto tempo assim, e o mesmo se aplica a lavar seus lençóis e colocar o lixo para fora.

13. Discutir com seus pais

Mesmo que eles continuem te perguntando quando você vai sossegar, tenha paciência com seus pais e pare de agir como um adolescente quando está com eles. Eles não estarão por perto para sempre, então os trate com respeito.

14. Fumar e se bronzear demais

Essas são duas das piores coisas que você pode fazer pela sua saúde. Não há desculpas. Fumar socialmente continua sendo tabagismo e bronzeamento artificial continua contando como queimadura solar.

15. Esperar demais pela alma gêmea

É tentador ficar deslizando seu aplicativo de encontros eternamente, mas se você não está realmente disposto a dar uma chance a alguém – principalmente que esse alguém não se parece com o cara/a garota dos seus sonhos – então você nunca vai encontrar um grande amor.

16. Não ir atrás de algo que ama

Ler, escrever um blog, fazer tricô ou dançar Zumba… não importa o que for, nunca deixe que alguém te julgue por algo que você gosta de fazer ou que gostaria de aprender.

17. Estar constantemente atrasado

Sim, este é um dos hábitos mais difíceis de se resolver. Mas se você conseguir lidar com toda essa questão de chegar no horário, vai ver que a sua vida será bem melhor e menos estressante.

18. Mexer no celular durante o jantar

Não importa se você está com seus pais, seu parceiro ou amigos, não é legal! Seja o que for que estiver te intrigando, deixe o celular de lado. E digitar enquanto dirige? Pior ainda. É sério, pare!

19. Viver indiretamente através das redes sociais

Deprimida no celular
Com certeza conhece alguém que só vive através de fotos cheias de filtros, felicidade e postagens maravilhosas nas redes sociais.
Lembre-se: observar um pouco disso tudo pode até te fazer bem, mas quanto mais você absorve da vida de outras pessoas, pior se sente sobre si mesmo. Abaixe esse smartphone e vá fazer coisas que te deixem feliz de verdade.

20. Enviar mensagens arrependidas após as 2 da manhã

Seja honesto, dificilmente fazer algo após as 2 da manhã pode ser um bom negócio. Mas mandar uma mensagem ofensiva ou comprometedora não pode ser bom para ninguém.

21. Nunca se exercitar

E não estamos falando sobre correr maratonas ou puxar pesos exagerados. Se você é do tipo que odeia academia, encontre algo que goste; uma dança, yoga, sistemas mais dinâmicos de exercícios e outros. Opções fitness não vão faltar.

22. Queixar-se sobre ficar velho

30 anos não é ser velho, então pare de dizer isso a si mesmo. As pessoas conquistaram a longevidade, e hoje alcançam facilmente os 80, 90 ou até mais anos – portanto você tem ao menos mais 50 anos pela frente.

23. Nunca comprar mantimentos

Pedir comida pelo telefone ou dar aquela passadinha pelo drive-thru não são de todo mal, desde que você não o faça todos os dias.
Além de um prejuízo razoável na conta bancária, sua saúde vai cobrar de você mais tarde. Vá ao mercado, faça compras e comece a se alimentar decentemente.

24. Dizer “sim” para um segundo encontro que você não quer ter

Não existe uma lei que te obrigue a sair com aquela pessoa de novo. Se você prefere ficar em casa assistindo sua maratona na Netflix, tudo bem, não há nada de errado com isso.

25. Ignorar sugestões médicas

Isso se aplica principalmente às recomendações do dermatologista ou seus check-ups em exames de sangue. Entretanto, visite seu dentista ao menos duas vezes por ano e vá ao médico sempre que sentir a necessidade – não espere para “ver se passa”.

26. Beber a ponto de se esquecer de tudo

Bêbado
Happy hours, aniversários e noites épicas; não há mal em frequentar tais eventos. Mas em geral, torna-se perigoso e nada seguro acordar na manhã seguinte sem se lembrar como chegou em casa.

27. Brigar com seus irmãos por coisas pequenas

Eles são sangue do seu sangue, e provavelmente as únicas pessoas que você terá após a morte dos seus pais e parentes próximos. Vocês podem até ter alguns desentendimentos, mas será bem mais sábio relevar as coisas.

28. Não oferecer nada ao próximo

Tire um tempo para ser voluntário. Servir comida em um abrigo, apadrinhar uma criança necessitada, visitar pacientes em um hospital ou qualquer outra coisa que não envolva assinar um cheque está valendo.
Isso vai te ajudar a colocar sua vida em perspectiva e pensar que os dias que você imagina estarem ruins, na realidade não são tão maus assim.

29. Esperar até que a “vida real” comece

É isso. Consulte a si mesmo sobre suas vontades, sonhos e objetivos; caso ainda não se tenha se perguntado sobre que tipo de vida deseja viver, essa é a hora. E então comece a colocar as coisas em prática.

Como fazer o salário durar o mês todo e sobrar

Fazer o salário durar o mês todo e ainda sobrar um pouco é um desafio para a maioria dos brasileiros. Veja algumas dicas para te ajudar a conseguir.
Pagar todas as contas em dia e ainda fazer o salário durar o mês todo não é muito fácil. Fazer com que uma parte do salário sobre e vire economia, então, parece um verdadeiro desafio.
Para deixar essa meta mais fácil, o Hintigo selecionou algumas dicas que ajudarão você a fazer o seu salário render de verdade. Com isso, manter a vida financeira sempre em dia fica cada vez mais fácil e tranquilo.

5 passos para o salário durar o mês e sobrar

É possível fazer o seu salário durar o mês todo e ainda sobrar. E isso com apenas algumas mudanças de hábitos e planejamento.
Confira as dicas abaixo e coloque-as em prática já no próximo mês!

1. Entenda que os gastos devem ser menores o seu salário

Não existe milagre: para o seu salário durar o mês todo e ainda sobrar seus gastos mensais devem ser menores que o valor do seu salário.
Por isso, é importante colocar na ponta do lápis todos os seus gastos e fazer a conta para saber o quanto entra e o quanto sai do seu orçamento todos os meses.
Atente-se para o valor real do seu salário, ou seja, a quantia que é depositada na sua conta já com os descontos na folha de pagamento. Também não vale enxergar cheque especial ou cartão de crédito como extensões do seu salário.
Tendo a noção do quanto você gasta mensalmente fica bem mais fácil partir para a segunda etapa.

2. Faça cortes inteligentes no seu orçamento

Fazer cortes no orçamento não significa diminuir o seu padrão de vida, deixar de se divertir ou coisas assim. Apenas significa gastar com consciência e economizar no dia a dia.
O primeiro passo é eliminar os gastos supérfluos. E sim, há muitas coisas com as quais gastamos e que não são necessárias. Exemplo?
  • Mensalidades que você esqueceu de cancelar, como a academia que não frequenta mais;
  • Taxas de bancos que podem ser negociadas;
  • Juros de contas pagas com atraso por esquecimento;
  • Planos de celular, TV a cabo e internet com recursos que você nunca usou.
Essas são apenas algumas situações bem comuns à muita gente e que podem ser mudadas com facilidade, ajudando suas finanças.

3. Controle o cartão de crédito

Muitas pessoas gastam no cartão crédito o mês todo e quando chega o salário, ele já está comprometido. Grande erro!
As contas do cartão de crédito devem, somadas, nunca ultrapassar o seu salário, nem comprometer outros compromissos financeiros. Ou seja, você só deve gastar no cartão de crédito aquilo que conseguirá pagar.
Por isso, para se livrar de ciladas, atenção para a próxima dica.

4. Evite parcelamentos a longo prazo

Muitos problemas estão envolvidos no parcelamento a longo prazo. O primeiro é o valor total que você acaba pagando no produto, sempre mais caro que o valor à vista.
O segundo problema é que, por se tratarem de parcelas, elas serão somadas às outras contas ou parcelas, principalmente no cartão de crédito. Quando você percebe, está pagando um valor altíssimo em dívidas que não estão nem perto de serem quitadas.
Se for uma dívida inevitável, como o financiamento de um carro ou casa, por exemplo, opte por ficar apenas com essa dívida em vez de somá-la com outras.

5. Não gaste porque sobrou

Para o seu dinheiro durar o mês todo e ainda virar economia, o segredo é não gastar o que sobrou. Com planejamento e algumas mudanças, obviamente as suas finanças ficarão em dia, e o dinheiro do salário começará a durar o mês todo.
O problema é que a tentação de gastar esse dinheiro pode aumentar. Sabe a velha história de não conseguir ficar com R$ 20,00 na mão que você já inventa que precisa comer um hambúrguer? Pois é!
Para o dinheiro durar o mês todo e até o próximo, é preciso vencer esse impulso de gastá-lo. Algumas atitudes ajudam, como sair de casa sem levar dinheiro ou cartões ou até mesmo colocá-lo em uma poupança.