Infelizmente, um incêndio, um vazamento ou até um incidente com vítimas podem tomar um condomínio de surpresa. Sem falar na responsabilidade civil, que torna o síndico/administradora responsável por realizar o seguro, para que o condomínio esteja amparado na ocorrência de algum destes eventos.
Síndicos devem ter atitudes responsáveis que incluem, entre outras medidas, prevenção e manutenção. Mas, contratar um seguro é uma necessidade e uma obrigatoriedade para todo síndico incluir em sua gestão.
O tema, ainda que recorrente, é inesgotável. Nunca é demais atualizar a informação sobre produtos disponíveis, as coberturas e como escolher as que melhor se adaptam para cada necessidade.
Até porque, alguns diferenciais podem representar economia, eficiência e maior segurança para o condomínio. Por isso, merecem ser conhecidos e considerados. Como, por exemplo, a possibilidade de inspeção digital/guiada, que a Tokio Marine ofereceu devido à COVID-19.
“Prezando pela segurança de todos, em função da COVID-19, incluímos esta alternativa, em que o próprio sindico faz a inspeção remotamente, guiado e orientado por um inspetor online”, explica Magda Truvilhano, superintendente de RD Massificados da Tokio Marine.
Características básicas de um seguro condominial
Algumas características são quase que via de regra no mercado, por exemplo:
- Contrato por um ano;
- Cobertura simples;
- Cobertura ampla;
- Coberturas acessórias.
Coberturas de acordo com a necessidade do condomínio
Com aceitação para condomínios verticais e horizontais de diversas finalidades – residenciais, comerciais, apart-hotéis, flats entre outros – a Tokio Marine oferece a cobertura simples, ampla e as acessórias.
A cobertura simples cobre o básico: incêndio, raio e explosão. Para outros eventos, como danos elétricos, desmoronamentos, alagamentos, roubo, entre tantas outras opções, é preciso contratar adicionalmente.
Já com a cobertura ampla não é necessário contratar adicionalmente outras coberturas que causem destruição para a estrutura do condomínio, pois todas já estão incluídas automaticamente.
“Na Tokio Marine, por exemplo, nós oferecemos uma cobertura ampla bastante viável em termos de custos, e isso é um dos nossos diferenciais”, afirma Magda Truvilhano, da Tokio Marine.
Além da cobertura convencional, é possível minimizar riscos mais específicos de cada condomínio, como as construções com muitos vidros, onde a cobertura de vidros é fundamental. Ou então em áreas sujeitas a eventos da natureza, que requer contratação de coberturas como Alagamento ou Vendaval.
Uma das coberturas que a especialista da Tokio destaca é a de vazamento de tanques e tubulações. É uma garantia relativamente nova, com pouco mais de dois anos, e nem todo o mercado disponibiliza. Criada para cobrir os danos causados quando houver ruptura de um encanamento no condomínio, seja de esgoto ou água limpa.
Condomínios que possuem elevadores estão mais sujeitos a danos elétricos. Segundo Magda Truvilhano, grande parte dos sinistros de Danos Elétricos envolvem elevadores e por isso, essa cobertura se torna tão importante.
“É uma cobertura essencial, porque há muita recorrência desse tipo de situação, portanto síndicos quando contratam esta cobertura, se sentem muito mais seguros”.
Veja lista completa de coberturas acessórias:
- Alagamento e Inundação
- Danos Elétricos
- Derrame ou Vazamento de Chuveiros Automáticos (“Sprinklers”)
- Desmoronamento
- Fidelidade
- Impacto de Veículos
- Quebra de Vidros, Espelhos, Mármores, Anúncios Luminosos e Granitos
- Responsabilidade Civil Condomínio
- Responsabilidade Civil Síndico
- Responsabilidade Civil Danos Morais
- Responsabilidade Civil Garagista
- Responsabilidade Civil Portões Automáticos
- Furto de Bens com Arrombamento e Roubo
- Tumulto, Greve e “Lockout”
- Vazamento de Tanques e Tubulações
- Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado, Granizo.
A importância da cobertura de Responsabilidade Civil
A cobertura campeã na procura é a de danos causados a terceiros, conhecida como Responsabilidade Civil Condomínio. Contratada por 99% das apólices, ela cobre os danos causados a terceiros ou aos moradores do condomínio.
O RC Condomínio cobre danos materiais, e também corporais. Exemplo: imagine que o condomínio está lavando o hall de entrada e uma pessoa escorrega, cai e quebra o braço. Esse é um tipo de dano corporal que está coberto.
Também pode haver danos materiais a algum objeto do morador causado pelo próprio condomínio. Neste caso, a cobertura de RC irá reembolsar esta despesa ao condomínio desde que amparado pelo seguro.
RC Garagista, que também é uma modalidade de responsabilidade civil, cobre não só o dano causado ao veículo por incêndio, mas também o roubo.
“Esta cobertura tem duas modalidades: uma que ampara o veículo nos eventos de incêndio e o roubo; e outra que, além destas duas, também garante indenização em caso de colisão - esta só pode ser contratada por condomínios em que há manobrista, geralmente condomínios comerciais”, comenta.
RC Síndico garante mais tranquilidade e segurança para o síndico exercer suas atividades. Essa cobertura garante o reembolso de despesas relativas a reparações decorrentes de atos involuntários que resultem em danos aos condôminos ou a terceiros.
Assistências 24 horas
As assistências são voltadas para o condomínio e proporcionam mais praticidade no dia a dia. Incluem imprevistos em decorrência de sinistro, manutenção geral e serviços emergenciais:
- Chaveiro
- Serviço de hidráulica
- Vidraceiro
- Limpeza do condomínio
- Mudança e guarda de móveis
- Fixação de antena coletiva
- Recuperação do veículo
- Serviço de cobertura provisória de telhados
- Transmissão de mensagens ou serviço de informações úteis
Há três serviços que podem ser utilizados pelos condôminos, desde que em situações emergenciais: hidráulica, chaveiro e eletricista.
“Esse também é um diferencial da Tokio Marine. Importante o síndico se atentar às seguradoras que ofertam este benefício e que estendem os serviços para os condôminos”, diz a superintendente da seguradora.
Como funciona
O condomínio deve acessar o serviço pelo 0800 da seguradora, sempre com as informações da apólice em mãos. E, no caso do condômino, esse acionamento deve ser feito via síndico/condomínio.
Com o CNPJ ou o próprio nome do condomínio, o atendente fará a abertura e o agendamento de horário para prestar esse serviço.
Vantagens na hora de pagar o seguro condominial
A Tokio Marine oferece parcelamentos de até 10 vezes sem juros para o seguro condominial, uma vantagem e tanto, principalmente para condomínios com fragilidade no fluxo de caixa. Essa facilidade torna viável que o síndico monte sua apólice com mais segurança, pois os valores se diluem durante o ano.
“Um dado interessante, ainda nessa linha de diluir os valores, é a cobertura de vida dos funcionários, que é bem importante e entra no pacote da apólice”, lembra Magda.
A Tokio ainda oferece descontos exclusivos para condomínios sem elevador, bônus de renovação e desconto por quantidade de coberturas contratadas, sempre com o objetivo de oferecer as melhores condições e proteção aos condomínios segurados.
- Para saber mais sobre os produtos da Tokio Marine, clique aqui.