terça-feira, 6 de junho de 2017

Como fazer o salário durar o mês todo e sobrar

Fazer o salário durar o mês todo e ainda sobrar um pouco é um desafio para a maioria dos brasileiros. Veja algumas dicas para te ajudar a conseguir.
Pagar todas as contas em dia e ainda fazer o salário durar o mês todo não é muito fácil. Fazer com que uma parte do salário sobre e vire economia, então, parece um verdadeiro desafio.
Para deixar essa meta mais fácil, o Hintigo selecionou algumas dicas que ajudarão você a fazer o seu salário render de verdade. Com isso, manter a vida financeira sempre em dia fica cada vez mais fácil e tranquilo.

5 passos para o salário durar o mês e sobrar

É possível fazer o seu salário durar o mês todo e ainda sobrar. E isso com apenas algumas mudanças de hábitos e planejamento.
Confira as dicas abaixo e coloque-as em prática já no próximo mês!

1. Entenda que os gastos devem ser menores o seu salário

Não existe milagre: para o seu salário durar o mês todo e ainda sobrar seus gastos mensais devem ser menores que o valor do seu salário.
Por isso, é importante colocar na ponta do lápis todos os seus gastos e fazer a conta para saber o quanto entra e o quanto sai do seu orçamento todos os meses.
Atente-se para o valor real do seu salário, ou seja, a quantia que é depositada na sua conta já com os descontos na folha de pagamento. Também não vale enxergar cheque especial ou cartão de crédito como extensões do seu salário.
Tendo a noção do quanto você gasta mensalmente fica bem mais fácil partir para a segunda etapa.

2. Faça cortes inteligentes no seu orçamento

Fazer cortes no orçamento não significa diminuir o seu padrão de vida, deixar de se divertir ou coisas assim. Apenas significa gastar com consciência e economizar no dia a dia.
O primeiro passo é eliminar os gastos supérfluos. E sim, há muitas coisas com as quais gastamos e que não são necessárias. Exemplo?
  • Mensalidades que você esqueceu de cancelar, como a academia que não frequenta mais;
  • Taxas de bancos que podem ser negociadas;
  • Juros de contas pagas com atraso por esquecimento;
  • Planos de celular, TV a cabo e internet com recursos que você nunca usou.
Essas são apenas algumas situações bem comuns à muita gente e que podem ser mudadas com facilidade, ajudando suas finanças.

3. Controle o cartão de crédito

Muitas pessoas gastam no cartão crédito o mês todo e quando chega o salário, ele já está comprometido. Grande erro!
As contas do cartão de crédito devem, somadas, nunca ultrapassar o seu salário, nem comprometer outros compromissos financeiros. Ou seja, você só deve gastar no cartão de crédito aquilo que conseguirá pagar.
Por isso, para se livrar de ciladas, atenção para a próxima dica.

4. Evite parcelamentos a longo prazo

Muitos problemas estão envolvidos no parcelamento a longo prazo. O primeiro é o valor total que você acaba pagando no produto, sempre mais caro que o valor à vista.
O segundo problema é que, por se tratarem de parcelas, elas serão somadas às outras contas ou parcelas, principalmente no cartão de crédito. Quando você percebe, está pagando um valor altíssimo em dívidas que não estão nem perto de serem quitadas.
Se for uma dívida inevitável, como o financiamento de um carro ou casa, por exemplo, opte por ficar apenas com essa dívida em vez de somá-la com outras.

5. Não gaste porque sobrou

Para o seu dinheiro durar o mês todo e ainda virar economia, o segredo é não gastar o que sobrou. Com planejamento e algumas mudanças, obviamente as suas finanças ficarão em dia, e o dinheiro do salário começará a durar o mês todo.
O problema é que a tentação de gastar esse dinheiro pode aumentar. Sabe a velha história de não conseguir ficar com R$ 20,00 na mão que você já inventa que precisa comer um hambúrguer? Pois é!
Para o dinheiro durar o mês todo e até o próximo, é preciso vencer esse impulso de gastá-lo. Algumas atitudes ajudam, como sair de casa sem levar dinheiro ou cartões ou até mesmo colocá-lo em uma poupança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário