quarta-feira, 25 de março de 2020

5 formas de se manter ativo em casa durante quarentena

4 min de leitura


Imagem de: 5 formas de se manter ativo em casa durante quarentena
Fonte: Unsplash


Avatar do autor



Em meio à pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19, as pessoas estão sendo orientadas para permanecer em casa, pois essa atitude ajuda a reduzir o número de infectados. A França, por exemplo, já instituiu uma multa para quem for pego fora de casa sem necessidade durante o período de quarentena.
No Brasil, muitas empresas já adotaram o regime de home office e mandaram seus colaboradores para casa a fim de impedir o aumento de contágio. A recomendação partiu do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério da Saúde.
Se você faz parte do grupo dos isolados conscientes ou compulsórios, confira algumas dicas que podem ajudar na manutenção de uma rotina mais animada, social e saudável mesmo sem sair de casa.

Assista Netflix com os amigos

Assistir a filmes e séries é uma das coisas mais óbvias a se fazer quando estamos com tempo livre em casa. No entanto, a atividade pode ficar muito mais divertida e interativa se você compartilhar o momento com seus amigos e familiares.
A Netflix Party é uma extensão para o Chrome que permite a indivíduos acompanharem o streaming de seus programas prediletos do serviço em sincronia com outras pessoas que estejam longe. É possível dar o play no conteúdo escolhido ao mesmo tempo que outra pessoa também está iniciando a transmissão, além de bater-papo em tempo real via chat.
Netflix

Visite museus, galerias e pontos turísticos sem sair de casa

O Google mantém um projeto em colaboração com diversos museus ao redor do mundo e usa a tecnologia do Street View para oferecer visitas virtuais a algumas das maiores galerias de arte. O Google Arts & Culture já trabalhou em parceria com mais de 1,2 mil museus, galerias e instituições de 70 países para disponibilizar exposições online gratuitamente. Você pode visitar as principais exposições, ver obras de arte por meio de zoom, navegar por histórias, fotos, vídeos e manuscritos.
Além disso, locais como a Galeria Nacional de Arte de Washington; o Museu Metropolitano de Nova Iorque (The MET); o Louvre, em Paris; o Museu do Vaticano; e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) oferecem suas próprias tours virtuais para quem quiser conhecer seus acervos.
Mas se você quiser ver a situação do mundo em tempo real, pode optar por sites como o EarthCam, que traz imagens de câmeras ao vivo de diversos locais ao redor do globo. Dá para acompanhar o pôr do sol na Jamaica, ver as superondas do Havaí ou a Torre Eiffel sem o mar de turistas que a cercam.

Foco, força e fé nos treinos

O governador João Doria decretou, na quarta-feira (18), o fechamento de academias de ginástica na Grande SP. Elas devem ter as operações encerradas até o próximo domingo (22). No entanto, é importante que as pessoas se exercitem com regularidade para manter uma rotina saudável, mesmo que estejam em casa.
A rede de academias Smart Fit resolveu amparar seus mais de 2,3 milhões de clientes durante a pandemia. Aqueles que aderiram ao isolamento ou simplesmente não querem se expor nos estabelecimentos fitness agora contam com uma série de treinos de até 30 minutos. Exercícios de musculação, hipertrofia, emagrecimento e funcionais estão disponíveis no site da Smart Fit e, em breve, aulas de dança do FitDance e da Les Mills também serão disponibilizadas no site.
Outra dica é o aplicativo Nike Training Club (NTC), que traz treinos elaborados por treinadores do time da Nike oferecendo opções de exercícios que usam apenas o peso corporal até treinos com equipamento completo. São mais de 190 treinos gratuitos de força, resistência, yoga e mobilidade. As sessões variam entre 15 e 45 minutos, e o app NTC está disponível para Android e iOS.
Nike Training Club App (NTC)

Faça cursos gratuitos online

Uma série de sites já oferecem cursos gratuitos online que podem ser uma mão na roda para quem quer aproveitar o tempo da quarentena para aprender coisas novas ou aprofundar-se em algum tema.
Udemy é uma das empresas que oferecem cursos pagos e gratuitos na internet. Para encontrar as opções de disponíveis gratuitamente na plataforma, basta realizar a pesquisa pelo tema do seu interesse e, em seguida, clicar na opção "Todos os filtros". Na coluna de preço, selecione a opção "Gratuito".

segunda-feira, 23 de março de 2020


6 formas de manter contato seguro com amigos e familiares na quarentena

Durante o período de distanciamento social é preciso ficar em casa o máximo possível, mas ainda dá para se relacionar e se manter conectado com quem amamos!


 (Reprodução/Casa.com.br)
Essa é para você, amante da vida social, canceriano/pisciano que não consegue ficar longe dos amigos. A quarentena é um período difícil, sem dúvida. Mas o distanciamento social é fundamental para conter a epidemia de Covid-19.
Ao ficar em casa, manter 1 m de distância dos outros e evitar aglomerações a todo custo, você estará diminuindo, significativamente, suas chances de ficar doente. Se todos fizermos isso, poderemos “achatar” a curva do contágio e quando os doentes graves chegarem ao hospital, a infraestrutura não estará tão sobrecarregada.

 (Reprodução/Casa.com.br)
No início, o isolamento pode parecer tortura. Como você vai manter contato com seus amigos e familiares? Não se aflija! Esse tempo em casa também pode ser um momento de conexão com quem a gente gosta. Para isso existem ferramentas como Face Time, a famosa video call do Whatsapp e o Skype. Veja aqui jeitos de se divertir com seus amigos e parentes de forma segura:
Jogos de tabuleiro
 (Reprodução/Casa.com.br)
Contra intuitivo? Sim, mas é perfeitamente possível jogar à distância. Com uma chamada de vídeo, dá para cada um dos jogadores falarem seus movimentos. Isso sem contar os aplicativos que você pode baixar no computador e celular, que permitem jogos em tempo real. Uma recomendação é o UNO por Whatsapp, você pode encontrar os pacotes de figurinhas com cartinhas e se divertir (e brigar) nos seus grupos!
Treino virtual juntos
 (Reprodução/Casa.com.br)
Não é porque você está de quarentena que irá deixar de se exercitar. Uma aula de dança ou aeróbicos online pode ser muito divertida na companhia dos seus amigos. Marque um horário, escolha uma aula de zumba e dancem juntos!
Masterchef DIY
Quem ama cozinhar vai adorar essa ideia. Escolha uma receita de algo gostoso e chame um amigo para tentar fazê-la simultaneamente com um limite de tempo. Mande fotos e grave sua reação ao provar! Se você mora com alguém, pode até pedir para que a pessoa seja um jurado e dê uma nota ao prato.
Happy Hour via chamadas de grupo
Na maioria das plataformas é possível fazer chamadas com mais de dois participantes. Chame seus amigos do trabalho e combine um horário depois que todo mundo terminou o home office. Pegue uma cerveja e faça uma ligação com todos. É o jeito perfeito de colocar todas as fofocas em dia.
Volte a escrever
 (Reprodução/Casa.com.br)
Quase ninguém mais escreve cartas, mas nos remotos tempos antes do telefone e da Internet, esse era o jeito de se comunicar. Experimente escrever uma carta a um amigo ou familiar. É uma sensação muito diferente de enviar uma mensagem instantânea.
Como o processo é mais íntimo e longo, você poderá se surpreender com o resultado final e com as coisas que você decidiu compartilhar. Se você não puder ir até o correio para postar sua correspondência, escreva no mesmo formato, mas em um email, mais longo e pessoal.
Maratone as mesmas séries
 (Reprodução/Casa.com.br)
Séries são o puxador de conversa número 1. “Você viu a nova temporada? O que achou do que aquele personagem fez? Quem você acha que é o culpado?”. Escolha um programa que nenhum de seus amigos viu ainda e combine de assistir juntos. Pode ser simultaneamente, via vídeo chamada, ou igual um clube do livro, no qual vocês marcam uma data para discutir até um determinado episódio.
Fique em casa, mantenha-se seguro e colabore 

O que fazer em casa enquanto se está de “quarentena”

Assistir série, arrumar o armário e muitas outras atividades para passar o tempo enquanto se está confinado em casa!


 (Reprodução/Casa.com.br)
Coronavírus não é algo a ser levado na brincadeira. Nós, da redação do Casa.com.br, estamos trabalhando de casa, para diminuir as chances de contaminação do vírus – dos outros e de nós mesmos. Mas, pensando em quem está na quarentena voluntária, separamos algumas atividades para fazer em casa, sem riscos sanitários.
Colocar os filmes em dia


 (Reprodução/Casa.com.br)
Com a chegada do Covid-19, as empresas de TV a cabo NETSky e Claro liberaram os canais para que as pessoas possam se manter entretidas em casa. Isso inclui até mesmo os cobiçados “Telecines”. Então, aproveite para assistir todos os filmes de herói da Marvel que você perdeu.
Se você estiver na vibe de filmes sobre quarentenas e epidemias, aqui vão algumas sugestões: MoanaEu Sou a LendaContágioEnroladosGuerra Mundial Z A Gripe.
Aqui você confere uma lista de matérias sobre séries – inclusive sobre design e arquitetura!
Assistir Love is Blind e The Circle
 (Reprodução/Casa.com.br)
Sabe aquelas séries que todo mundo está falando mas você não teve tempo de assistir? Bem, você não vai sair de casa agora mesmo, então é o momento de acompanhar Love is Blind e The Circle, e também de re-assistir Friends, que é o que todos nós fazemos.
Arrumar o armário
 (Reprodução/Casa.com.br)
Há quem diga que uma casa organizada é sinônimo de mente também em ordem. Pode ser verdade ou não, mas de qualquer forma, dá um prazer danado encontrar uma nova configuração para aqueles itens que antes estavam uma bagunça. Se é sanidade mental que você buscas, elencamos aqui 20 formas de organizar o armário do quarto!
Visite museus de forma virtual
 (Reprodução/Casa.com.br)
Isso mesmo! Do conforto de casa é possível fazer tours virtuais por mais de 1.200 instituições ao redor do mundo. Dentre eles estão Guggenheim Museum, em Nova York e o J. Paul Getty Museum, em Los Angeles.
A desculpa de ter que dar uma saída não existe mais, então aquela bagunça no armário pode finalmente ser organizada.
Aqui você confere uma lista de matéria sobre as exposições virtuais do Google e muito mais sobre tecnologia!
Ler um monte
 (Reprodução/Casa.com.br)
Esse é o melhor passatempo quando se está em casa. Seja um livro de histórias, poemas, contos, prepare uma boa xícara de chá de para a imunidade e mergulhe na literatura.
Cozinhar
 (Reprodução/Casa.com.br)
Essa é uma boa opção, especialmente para quem tem filhos e está em quarentena. Receitas simples, como bolos e biscoitos, são excelentes para que os pequenos possam se divertir.

Os cuidados que devem ser observados ao ir ao supermercado

Principal recomendação dos médicos é que só se deva frequentar locais fechados em casos de extrema necessidade
18/03/2020 - 14h57min
Atualizada em 18/03/2020 - 17h08min

Pessoas devem manter um distanciamento nos supermercados
Lauro Alves / Agencia RBS

Em meio ao decreto da prefeitura que determina o fechamento de lojas em shoppings e centros comerciais, os supermercados seguem abertos para a população. Apesar disso, quem for a esses lugares precisa ter certos cuidados, principalmente quando forem fazer suas compras. 

Os pacientes de coronavírus em Porto Alegre: idade, percurso e estado de saúde das 16 pessoasOs pacientes de coronavírus em Porto Alegre: idade, percurso e estado de saúde das 16 pessoas

Bares fechados, velórios reduzidos, eventos cancelados: saiba tudo o que dizem os decretos contra o coronavírus em Porto AlegreBares fechados, velórios reduzidos, eventos cancelados: saiba tudo o que dizem os decretos contra o coronavírus em Porto Alegre

A dica dos médicos é que se evite ao máximo circular, indo apenas em casos de extrema necessidade. Afinal, são lugares de aglomeração. Além disso, sugerem que as pessoas não estoquem comida, pois reduz a disponibilidade de produtos para os demais. Adão Machado,  infectologista do Hospital Moinhos de Vento e do Hospital Padre Jeremias e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, lista uma série de precauções para tornar a ida ao supermercado ainda mais segura.

A nossa recomendação é que as pessoas comprem as coisas rapidamente, para ficarem pouco tempo em um ambiente potencialmente lotado. Isso inclui fazer uma lista de compras, para que não fiquem vagando pelos corredores. Também evitem tocar as embalagens, escolhendo os produtos com os olhos, não com as mãos — ressalta.

A opinião de Machado é corroborada por André Luiz Machado da Silva, infectologista do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Ele recomenda ainda que as pessoas mantenham uma distância de cerca de 1m50cm nesses estabelecimentos.

É importante manter um distanciamento social. Isso ajuda sobremaneira a diminuir o risco de contato com as gotículas infectadas. Além disso, aquela recomendação de sempre, de evitar cumprimentos e contato próximo com qualquer pessoa, mesmo que seja um amigo — salienta.

Ambos destacam ainda que assim que as pessoas deixarem o supermercados é preciso realizar o processo de higienização das mãos, seja com água e sabão ou então com álcool gel e também manter a etiqueta respiratória nos locais, tossindo ou espirrando na dobra do cotovelo para evitar contaminar as mãos.

Confira os principais cuidados

Evitar a ida a locais fechados e com grandes aglomerações
 Fazer compras rapidamente, evitando alta exposição a outras pessoas
 Evitar tocar em diversas embalagens
 Higienizar as mãos com água e sabonete ou álcool gel assim que sair do local
 Cuidar para manter a etiqueta respiratória, tossindo ou espirrando na dobra do cotovelo para evitar contaminar as mãos
 Manter um distanciamento social de cerca de 1m50cm

sábado, 21 de março de 2020


Siga as regras. Não por você, mas pelos mais frágeis

“Eu fico em casa”, campanha iniciada na Itália e agora adotada na Espanha, mostra importância de evitar aglomerações contra o coronavírus. Brasil adota medidas restritivas

#YoMeQuedoEnCasa saiu das redes e virou campanha nas ruas de Madri, na Espanha, neste sábado.

SERGIO PEREZ / REUTERS
BRENDA VALVERDE
14 MAR 2020 - 12:34BRT
MAIS INFORMAÇÕES

La ciudad de Madrid, prácticamente vacía por el cierre de tiendas y servicios de hostelería por el coronavirus. 

Condutas individuais contra coronavírus podem ser mais importantes do que ação dos Governos

A woman, wearing a face mask, walks past a sign guiding people to the entrance of a corona testing station at the Vivantes Wenckebach hospital in Berlin on March 13, 2020. - German Chancellor Angela Merkel called on organisers of non essential events gathering hundreds of people to cancel them to help slow the spread of coronavirus. The regional governments of Germany's 16 states will decide if they want to shutter school gates according to the local situation, Merkel said on March 13, 2020, adding that an option could be to bring forward April's Easter school holidays. (Photo by Odd ANDERSEN / AFP)

Conduta do vírus no calor é chave para seu controle

Milhares de pessoas nas redes sociais pedem calma apesar da expansão do coronavírus pela Espanha, que decretou estado de alarme nesta sexta-feira para restringir a circulação nas ruas. Com o uso das hashtags #YoMeQuedoEnCasa (Eu fico em casa) e #FrenarLaCurva (Frear a curva, em referência à curva de crescimento da propagação do vírus) usuários pedem que as pessoas sejam responsáveis e não saiam às ruas para evitar que os contágios aumentem. 

O objetivo desses dias, em que o trabalho remoto em casa é incentivado, é que o número de infectados não cresça descontroladamente e alcance um pico tão acentuado como na Itália, o país da Europa com mais casos (acima de 17.000) até agora. A Europa tornou-se nesta semana o epicentro da pandemia, segundo a Organização Mundial da Saúde, mas o Brasil também começa a endurecer as medidas para enfrentar a propagação da doença.

Foi na Itália que surgiu a primeira amostra dessa campanha nas redes sociais. Através do #IoRestoACasa (Eu fico em casa) os italianos pedem que ninguém abandone suas residências. Alguns famosos como Laura Pausini, Paolo Sorrentino, Tiziano Ferro e Chiara Ferragni publicaram em seus perfis fotos e vídeos cobrando responsabilidade dos cidadãos.