PLANO DE EMERGÊNCIA DO
CONDOMÍNIO
O plano de emergência do
condomínio é um documento que tem por objetivo descrever todas as possíveis
situações que demandem atuação imediata e organizada de um grupo de pessoas.
Seja ela com formação específica ou não.
É necessário que este documento
esteja em constante atualização, levando em conta a evolução tecnológica, dos
métodos e das equipes de trabalho.
Para a sua elaboração, o síndico
poderá contar com o auxílio de profissionais especializados como corpo de
bombeiros, policiais militares e administradoras de condomínio.
Situações de contingência nem
sempre podem ser evitadas, já que sua ocorrência muitas vezes independe da
organização do condomínio. Mas a sua mitigação, sim. E para isso, contar com um
plano de emergência é essencial.
Veja abaixo algumas
situações que precisam ser sabidas por todos os moradores, e principalmente
pela nossa Brigada de incêndio e de primeiros socorros e como agir.
1- Telefones
Os telefones disponíveis dos proprietários para eventual emergência são os conforme enviados via whatts para o Grupo.
Mas de dentro dos apartamentos é
possível falar pelo interfone não precisando ligar para o morador. Basta discar
o número do Apartamento.
Possuir uma lista de telefones
sempre atualizada é o primeiro passo na elaboração de um plano. Tenha anotado
todos os telefones de instituições de saúde e socorro. Não esqueça, também, de
incluir as empresas de manutenção de elevadores, de bomba, portas e portões
eletrônicos, bem como seguradoras.
2- Incêndio
Há um item especifico para o
tema. Uma dica é procurar orientação dos brigadistas moradores do prédio. Nesta parte é interessante lembrar deste plano
de emergência pois é tarefa de todos manter a segurança, pois a falha de um
poderá comprometer a segurança de todos os moradores. Leve em conta:
– Rotas de fuga. Em horário
noturno basta seguir as placas de sinalização de saída para o pavimento térreo.
Se por acaso estiver obstruído temos saída para o terraço através da passarela
para os dois lados do prédio. A Porta do terraço possui chave que fica ao lado
da Caixa de Água.
– Ponto de encontro: Para encontro dos moradores será interessante
seguir as setas até o portão de saída, podendo o ponto de encontro ser em
frente ao prédio, ou depois da porta de saída na garagem da frente, ou na
garagem atrás do Edifício. De todo o jeito dependendo da gravidade melhor será
mesmo na rua em frente ao Edifício, seguindo a instrução do Corpo de Bombeiros
se tiver sido chamado, dependendo da gravidade da ocorrência.
- As controladores da Porta de
Entrada e do portão de saída, estão aptas para funcionar inclusive com a falta
de energia, pois possuem baterias próprias que ficam em cima do forro de Gesso
no térreo.
- Na falta de energia a
iluminação de emergência a bateria será ligada imediatamente para iluminar os
corredores e hal de entrada/saída.
– Brigada de incêndio. Temos moradores nos diversos andares que
compõem a Brigada de incêndio e que estão aptos a fazer os primeiros socorros.
– Não utilize o elevador no caso
de incêndio.
- A evacuação do local é
essencial e pode ser realizada, após o alarme acionado com a confirmação de
princípio de incêndio. Não subestime, porque se foi acionado é porque o risco
está eminente. Os moradores treinados de cada andar estão aptos para acionar os
extintores. Se a origem é elétrica acionar os extintores de pó e nunca de água.
Siga a sinalização e mantenha sempre a calma, evite, se puder, o pânico.
- Em seguida chame os Bombeiros: Na Capital o fone é o 193
3- Problemas
hidráulicos
Vazamentos e falta de água são
bastante comuns em condomínios. Principalmente em estações mais quentes. Logo,
no plano de emergência deve constar como agir nesses casos.
O Prédio contempla duas caixas de
água de 5.000 litros, totalizado 10 mil litros de água. Não há registro antes
dos relógios o que demanda fechar a água das caixas quando se tem que trocar um
dos hidrômetros. Temos dois motores do lado da caixa de água embaixo que manda
água para as duas caixas posteriores. Todas são limpas no mês de junho de cada
ano. Eventual problema de falta de água poderá ser problema de boia ou de
queima de motor o que demanda seja acionada a empresa Elétrica Florida – Fone: (51) 99999- 5901 e que atende toda emergência.
– Em razão da falta de registro
antes dos medidores que estão localizados em cada andar, não temos como evitar vazamentos
em unidades vazias ou quando o morador estiver ausente e não houver como abrir
a porta, a não ser fechando a água das duas caixas e ai todos ficam sem água
até que a situação se resolva. A solução mais rápida será a de contatar o
proprietário da unidade.
– A falta de água dificilmente
ocorrerá porque como são poucos os moradores presentes, 10 mil litros de água ´serão
suficientes para um tempo necessário até haver retorno no abastecimento.
Para eventuais problemas
hidráulicos contatar SERGIO NUNES ALMANSA, que é o encanador que
normalmente tem vindo aqui no prédio para resolver problemas de torneiras e
outros: Fone (51)-9995-58737
4- Vazamento de gás
Situação extremamente perigosa e
que exige uma pronta resposta por todos. É necessário incluir, no plano de
emergência do condomínio, como proceder em casos de vazamento. Itens que não
podem faltar:
– Local do registro geral e
evacuação do local: A central de gás possui válvulas para fechamento dos
botijões de gás e fica na garagem de trás do prédio.
– O Telefone da distribuidora de
gás que é a CONSIGAS – Distribuidora de Gás Ltda é o (51) - 3507- 2222 para eventual necessidade de gás.
– Se sentir cheiro forte, é
preciso avisar o sindico ou outros moradores para a Identificação do vazamento
se é da tubulação do condomínio ou de
alguma unidade.
- Manter as mangueiras de gás e
válvulas sempre dentro do vencimento para evitar o rompimento das mangueiras ou
vazamento por válvulas vencidas.
- Quem tem feito a manutenção dos
aquecedores a gás e pressurizadores aqui para o condominio é o João Luiz Gomes fones (51) 98414 - 9843
5- Quedas de energia
elétrica
C om procedimentos simples é
possível evitar maiores dores de cabeça por causa da falta de luz no
condomínio. É recomendável que o plano de emergência inclua os seguintes itens:
– Localização das caixas de
distribuição: Cada unidade possui seu disjuntor geral que deve ser desligado em
razão de curtos em aparelhos elétricos. Podendo ser desligado também o
disjuntor Geral que está próximo aos relógios de energia que ficam na sala de
medidores no térreo.
– Telefones da distribuidora: o
telefone do Grupo Equatorial Energia é o (0800)721 - 2333 – Falta de energia
enviar pelo celular o número da unidade consumidora UC com a palavra luz para o número 27307.
Empresas de manutenção de
elétrica cada morador poderá acionar o seu bem como as empresas que fazem
manutenção de aparelho de ar condicionado. Para isso é bom sempre ter um
cadastro a mão para emergências.
– Há iluminação de emergência com
fonte de bateria para eventual falta de energia no condominio.
– No caso de queda de luz,
primeiro observar se não há pessoas presas no elevador.
6 - Passageiro preso no
elevador
Uma situação extremamente
desconfortante, em situações como essa a rapidez é fundamental. Portanto,
dedique sempre fique atento ao alarme do elevador e:
– Solicite alguém da Brigada de
Incêndio para acalmar o usuário.
– Instrua-o para que acione o
botão de alarme e espere.
– Não force as portas nem tente
sair se o elevador estiver parado entre os andares.
– Inclua o número da empresa de
manutenção. Somente eles ou o corpo de bombeiros poderão fazer o resgate. O telefone de emergência está dentro do
elevador. Manter sempre a calma.
7- Desmaios ou mal
súbitos
Caracterizados pela perda
repentina da consciência, saber agir em situações como essa pode ser essencial
para salvar uma vida. No nosso plano de
emergência consta alguns procedimentos básicos, como:
– Em cada andar há pessoas
habilitadas para prestar os primeiros socorros e para ligar para os telefones
de emergência;
– Chegar perto da pessoa e
conferir se ela está respirando;
– Procurar pelo pulso para saber
a frequência cardíaca;
– Lembrar dos exercícios e técnicas
de reanimação;
– Tudo isso são medidas
indispensáveis para o primeiro atendimento até a chegada do SAMU – Na Capital o Fone é o 192.
Ainda que o condomínio possua
suas manutenções preventivas em dia, qualquer um dos incidentes acima pode
ocorrer de forma inesperada. Logo, é fundamental possuir e melhorar ainda mais
este plano de emergência.
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