sexta-feira, 5 de maio de 2023

 

CIRCULAR INFORMATIVA. 

O condomínio possui sua Convenção de Condomínio, disponível no site da administradora no endereço https://www.creditoreal.com.br, e no blogger do condomínio em http://plazabourbon.blogspot.com/2015/12/blog-post_95.html onde em seu conteúdo, há um capítulo tratando de direitos e deveres dos condôminos. 

A convenção data de 2011 e tivemos ao longo de mais de uma década, muitas alterações nos hábitos e costumes dos moradores, fundamentalmente, após pandemia, exemplo o trabalho em Home Office. 

No que tange, principalmente, ao silêncio, cabe ressaltar, que aulas são ministradas on-line, audiências são realizadas e outras tantas tarefas são executadas atualmente, no dia a dia dos moradores. Assim alterações talvez sejam necessárias na nossa convenção, para o que estamos abertos e sugestões para melhorá-la e deixa-la mais atual, serão benvindas. 

Porém, enquanto isso não ocorre, é necessário que se respeite o que está expresso, no item 2 da referida convenção onde estão descritos os Direitos e Deveres dos Moradores, focando o item 2.15 principalmente, que se refere aos horários de silêncio, nos dias e horários ali previstos. Lembrando que é uma indicação pois hoje qualquer ruído não programado poderá interferir nas tarefas e atividades de outros moradores vizinhos. 

Sabe-se que o síndico, como personagem de liderança dentro do condomínio, precisa fomentar o caminho para que ocorra mais integração. É fundamental ter uma preocupação constante com o humanismo na gestão. Não se deve reduzir a administração do prédio a rotinas burocráticas semelhantes às de uma empresa.

 

Para ser bem-sucedido, não basta apenas pagar corretamente as contas. O síndico tem que pensar no conjunto como um organismo vivo, um grande lar. Um dos requisitos para assumir o cargo deve ser a habilidade de manter contatos pessoais e de boa comunicação., porém sozinho muitas de suas iniciativas tendem a não prosperar.

 

Claro que as diferenças de perfil e personalidade entre condôminos acabam dificultando a desejada comunhão. A maioria dos condomínios é formada por moradores que adquiriram apartamentos pela atratividade financeira, sem ter estudado o ambiente ou as características de seus proprietários, o que faz com que exista uma grande diversidade de indivíduos.

 

Mas é perfeitamente possível conciliar valores diferentes e tolerar o outro. Cada um deve se desenvolver com o outro, espelhando-se como um grupo. "Viver em comunidade é um exercício de flexibilização, de ponderação e de paciência”.

 

Agir de forma coletiva esteriliza a comunidade dos problemas, estimula a participação no ambiente em que se vive e tende a ser muito mais eficiente do que atitudes solitárias. Os vizinhos estão ao lado e - goste-se ou não deles - eles permanecerão no mesmo local. Independente do grau de dificuldade, a integração comunitária é o único caminho para um dia a dia com mais tranquilidade e qualidade de vida. 

Atenciosamente - Sindico – Apto 502

Nenhum comentário:

Postar um comentário