Diante dessa situação desafiadora, é fundamental não apenas enfrentar as adversidades materiais, mas também cuidar da saúde mental. Afinal, lidar com um fluxo constante de notícias tristes e preocupantes pode impactar significativamente nosso bem-estar emocional.
Monitore seu acesso às notícias:Neste momento, é muito importante estar informado, mas tenha cuidado com o excesso de informações, cenas impactantes, notícias falsas ou sensacionalistas.
Reconheça e aceite suas reações:
Além das reações emocionais, referente a tristeza do momento, outras reações relacionadas a impotência, apatia e desamparo, podem estar presentes.
Reações físicas:
Enxaqueca, dores intestinais, náuseas, taquicardia, fadiga, alterações no sono e alimentação.
Reações cognitivas:
Alteração na memória e atenção, dificuldade para se concentrar e cumprir as tarefas cotidianas.
Reações sociais:
Isolamento ou necessidade de estar com pessoas que transmitam segurança.
Reações espirituais:
Questionamentos sobre a vida, finitude, rever crenças, busca de sentido para o que está acontecendo.
Encontre estratégias de enfrentamento:
Na medida do possível, tente manter sua rotina e as atividades que te fazem bem. Busque suporte com amigos, família, colegas e grupos de apoio.
Ajude como você consegue, seja de forma financeira, trabalho voluntário ou divulgação de informações importantes. O senso de utilidade e de se sentir pertencente a algo maior, pode ajudar emocionalmente.
BUSQUE AJUDA PROFISSIONAL se estiver difícil de lidar sozinho ou se sentir que toda essa situação pode ter mobilizado outras feridas em você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário