sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

A energia solar fotovoltaica à serviço também dos condomínios

A energia solar fotovoltaica nada mais é do que a conversão da radiação emitida pelo sol em energia elétrica, ou seja, uma maneira limpa, sustentável e renovável de se obter energia.

​O que acontece é que em 2012 a ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica) publicou a Resolução Normativa nº 482 que visa estabelecer quais são as condições gerais para que ocorra a minigeração e a microgeração distribuída de energia elétrica e o sistema de compensação dessa energia.

A energia solar fotovoltaica à serviço também dos condomínios

A partir de então, qualquer pessoa, seja jurídica ou física, tem a possibilidade de gerar a sua própria energia elétrica, diminuindo os custos do seu consumo e isso vale também para condomínios.
Já em 2015 foi aprovada uma revisão dessa Resolução que foi citada acima, sendo criada a Normativa nº 687, que torna ainda mais fácil que pessoas, empresas, condomínios e etc., passem a produzir energia para o seu próprio consumo.

Além disso, a burocracia que envolve esse processo também foi reduzida e o prazo para aprovação dos projetos pelas concessionárias, que era de 82 dias, baixou para apenas 34 dias.

Já o sistema de compensação é quando o condomínio produz uma quantidade maior de energia do que aquela que é consumida. Assim, a produção excedente é injetada na rede da concessionária, sendo convertida em créditos.

Esses créditos são utilizados para realizar a compensação do consumo noturno e também dos próximos meses. O melhor de tudo é que nesse sistema os créditos têm validade de até 5 anos.
A energia solar fotovoltaica em condomínios

Desde que entrou em vigor a nova Resolução Normativa (em março de 2016), a energia fotovoltaica também está acessível para os condomínios e, com isso, a energia que foi gerada pode ser compartilhada entre os moradores em porcentagens estabelecidas pelos próprios consumidores.
Sendo assim, basta instalar o sistema fotovoltaico e um local com boa incidência solar e depois a energia que foi gerada por ele pode ser dividida apenas entre aqueles que participaram da aquisição do mesmo.

A maior vantagem da instalação desse sistema em condomínios é a grande economia que ele pode proporcionar, gerando uma redução de até 40% no consumo de energia elétrica da concessionária.
O fato é que o valor cobrado pela energia elétrica vai continuar aumentando nos anos que virão e se o seu condomínio está preocupado com a sua saúde financeira e com o valor da conta de luz todos os meses, a energia fotovoltaica é uma excelente alternativa.

Além disso, quando o sistema é bem dimensionado, é possível obter uma economia de até 95% do valor da conta de energia elétrica da concessionária.

Mais do que isso, o investimento em um sistema como esses é uma grande aposta para o futuro, visto que ajuda a reduzir a emissão de CO2 no meio ambiente, sendo também uma alternativa ecológica.
Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a energia solar fotovoltaica, como funciona e quais os seus benefícios para os condomínios que optarem por ela. Aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário